top of page
Planos de trabalho
Biênio 2024-2025

PLANO PARA O BIÊNIO 2024-2025

GRUPO DE TRABALHO “DESCRIÇÃO DO PORTUGUÊS” (GTDP)

 

Coordenadora: Prof. Dr. Monclar Guimarães Lopes (UFF)
Vice-coordenadora: Profª. Drª  Amanda Heiderich Marchon (UFES)

 

Introdução

 

Neste documento, buscamos apresentar a organização do modo de trabalho e funcionamento do GTDP, bem como nosso plano de trabalho para o biênio 2024-2025. Para esse fim, estruturamos este texto em quatro seções, a saber: 1. A organização do GTDP em três eixos temáticos; 2. O funcionamento do GTDP; 3. Atividades propostas para o biênio 2024-2025; 4. Composição: novas filiações e recredenciamento.

 

  1. A organização do GTDP em três eixos temáticos

 

O GTDP tem se organizado, na última década, em três eixos temáticos: Descrição Gramatical e Discursiva, Análise Construcional e Vinculação Oracional. Dado que essa estrutura tem se mostrado adequada aos projetos e trabalhos desenvolvidos em nosso GT, ela tem sido mantida. Não há óbice, no entanto, para que se abram novas possibilidades de estruturação temática de modo a contemplar as pesquisas dos membros do GT, sejam novos filiados, sejam recredenciados.

 

  1. O funcionamento do GTDP

 

Para manter os dados dos GTs constantemente atualizados, a ANPOLL estabelece a política do recredenciamento bianual (Resolução ANPOLL no 01/2012). Dessa maneira, a cada nova gestão, os integrantes do GT são consultados sobre seu interesse em permanecer ou não no GT. Nesse período, também se realizam as novas filiações, bem como se discutem as demandas e políticas internas do próprio GT. Tanto o recredenciamento quanto as novas filiações estão condicionadas à vinculação acadêmica do(a) candidato(a) a um programa de pós-graduação stricto sensu, seja como docente, seja como pós-doutorando. Também se exige, nesse momento, que se indique o eixo temático a que seu projeto de pesquisa se adere: Descrição gramatical e discursiva, Análise construcional, Vinculação oracional etc.)

 

  1. Atividades propostas para o biênio 2024-2025

 

3.1. Diálogo com outros GTs

Assim como nas gestões anteriores, estamos abertos a desenvolver parcerias e atividades conjuntas com outros GTs, de acordo com os nossos interesses e as nossas demandas.

 

3.2. Canais de divulgação do GTDP

Comprometemo-nos com a constante atualização de nosso blog (https://anpoll-gtdp.wixsite.com/gtdp) e com a divulgação de informações de interesse de nosso GT, tais como: a) repasse de informações da ANPOLL; b) eventos em nossa área; c) chamadas para publicação; d) editais de agência de fomento e de concursos públicos; e) lançamentos de publicações; e) ações da Coordenação do GT; entre outras.

 

3.3. Propostas para o biênio 2024-2025

 

  1. Realização do encontro intermediário (de forma remota): de modo a atender a uma demanda apresentada em nosso GT, propomos a realização de um encontro intermediário (remoto). Se presencial, a atividade deverá ser realizada na UFF ou na UFES. O objetivo do encontro intermediário é promover a discussão das pesquisas em andamento, em um formato que garanta a qualidade da apresentação e do debate dos trabalhos apresentados. O evento deve ser realizado no 2º semestre de 2024.

 

  1. Publicação: como produto do encontro intermediário, propomos uma chamada para publicação dos trabalhos dos membros do GT, para o final do primeiro semestre de 2025, no âmbito da descrição do português, seja para a produção de uma coletânea ou de periódico.

 

  1. Atividades de popularização da ciência: tanto a Gestão 2021-2023 da ANPOLL quanto a avaliação multidimensional dos Programas de Pós-Graduação da CAPES têm insistido na importância da transferência de conhecimento da ciência produzida no país, que deve atingir outras camadas da população, para além do público da pós-graduação. Nesse contexto, ações de popularização da ciência tornam-se cada vez mais relevantes para os programas de pós-graduação. Sendo assim, nossa gestão se compromete em promover dois tipos de ação: a) promoção de uma mesa redonda ou conferência remota sobre esse tema; b) criação e manutenção de um canal de divulgação do GTDP no Instagram para esse fim.

 

  1. Estimular atividades de cooperação entre os membros do GT: como sabemos, as atividades de cooperação são importantes para os programas de pós-graduação, dado que constituem um quesito para a avaliação quadrienal. Sendo assim, buscaremos estimular o diálogo entre membros do GT para que realizem atividades de cooperação entre instituições, sejam elas presenciais ou remotas.

Planos de trabalho anteriores
bottom of page